Quais são os critérios para a escolha de uma mentora?
- Meny Ribas
- 14 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de mar. de 2024
Quero iniciar este texto com a seguinte provocação: todas as mulheres que souberam trilhar uma carreira sólida tiveram um bom mentor. Isso é fato! Ninguém consegue crescer sozinho, é da natureza do ser humano, somos seres sociais. Portanto, precisamos viver em comunidade, trocar experiências, conversar com outras pessoas sobre os nossos projetos, validar as nossas ideias e expectativas.

Diante dos desafios que se apresentam ao desenvolvimento da sua carreira, nada mais justo do que você buscar a opinião de alguém mais experiente que você. E o mentor desempenhará o papel de ajudá-lo a enxergar “pontos cegos” que te impedem de ter uma visão mais ampla.
Ao escolher o seu mentor observe alguns pontos:
O ideal é que ele tenha vivido experiências em diferentes projetos, e que tenha uma trajetória marcada por projetos de diferentes área e culturas, com resultados expressivos.
A autoridade do seu mentor expressa-se por sua história de vida e por seus principais feitos. Ao escolher uma mentoria, o ideal é que você identifique se o perfil do profissional que você almeja possui a autoridade no assunto que você pretende explorar durante as mentorias.
É importante conhecer os principais projetos de sucesso que o seu mentor já participou. E também conhecer os projetos de insucesso, pois as suas lições aprendidas poderão auxiliá-lo a não incorrer nos mesmos erros.
Um bom mentor saberá fazer um diagnóstico não apenas das suas human skills, mas saberá mapear as suas competências técnicas. Ele saberá sugerir estratégias para o seu crescimento profissional, como novas capacitações. A competência técnica anda de mãos dadas com as humam skills. E um bom mentor saberá auxiliá-lo na dosagem correta das suas competências, habilidades e atitudes.
Ele saberá te ajudar a melhorar o seu desenvolvimento da sua carreira, e desempenhará um papel importante para que você busque o autoconhecimento.
O papel de um mentor não é dar treinamento paro o desenvolvimento de competências, mas estimular a autonomia para você assumir o protagonismo da sua carreira com autoconfiança.
Comentários